icon1Ventosaterapia

A utilização das ventosas no tratamento de doenças existe desde o antigo Egito, sendo mencionada também nos escritos de Hipócrates e praticada pelo povo Grego no século IV a.C. O uso de ventosas, no passado, era corriqueiro e de grande valor panaceico pois, a ventosaterapia era utilizada praticamente na cura de todas as doenças.

A ventosaterapia é uma das técnicas não invasivas de tratamento baseadas na MTC - Medicina Tradicional Chinesa, onde são utilizadas campânulas de vidro ou acrílico, conhecidas como ventosas.

Para gerar a sucção, pode-se retirar o ar da ventosa através do bombeamento ou então aquecer o interior da mesma com fogo (que cria um vácuo pela queima do ar no interior) e em seguida proceder a aplicação no corpo.

As ventosas são aplicadas em partes específicas do corpo, meridianos e costas, propiciando a troca gasosa da corrente sanguínea através da pele. Dessa forma, é possível trazer o impuro à superfície, promovendo a limpeza das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. O sangue estagnado, escuro e sujo, acumulado nos músculos das costas ou das articulações pode ser considerado como um elemento causador de doenças.

A ventosa também é usada para o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo, para redução de celulite e gordura localizada, lombalgias, dor abdominal, hipertensão arterial, problemas de reumatismo, nevralgias, aumenta o nível de cálcio do sangue, ativa secreção hormonal, acelera digestão, acalma o nervosismo e auxilia contra o stress, eliminação de dores, tensões e contraturas musculares, melhora o aspecto de cicatrizes cirúrgicas, fortalecimento dos vasos sanguíneos, controle da pressão arterial, arteriosclerose, bronquite, enfisema, asma, febre, tosse, gripes e resfriados, alergias, furúnculos e intoxicações, comprometimentos da circulação, cansaço, formigamentos, dormências nos membros superiores e inferiores, dores de cabeça e ondas de calor.

Durante o tratamento com ventosas é comum ficarem alguns hematomas que desaparecem naturalmente com o passar do tempo, mas as ventosas nunca devem ser aplicadas em ferimentos abertos, no abdômen de mulheres grávidas e em casos de hemorragia.