icon1Dry Needling ou Agulhamento a Seco

O Dry Needling ou agulhamento seco é um novo método de tratamento utilizado para aliviar dores musculares e/ou recuperar seus movimentos através de uma técnica específica com agulhas semelhante as da acupuntura, mas a técnica do Dry Needling NÃO tem vínculos históricos com a acupuntura. Os músculos são perfurados com agulhas especiais, diretamente no local da dor, para relaxarem rapidamente, por um período prolongado de tempo, influenciando bastante na "energia" de todo o corpo.

Essa técnica foi criada em 1925 quando uma médica aplicou em seu paciente uma agulha de injeção sem medicamento porque constatou que muitas das dores dos pacientes eram consequências de dores musculares e que os músculos apresentavam determinados pontos mais dolorosos. No início dos anos de 1940, as injeções em pontos de gatilho miofasciais (pontos hiper irritáveis nos músculos) foram propostas pela primeira vez pelos médicos Janet Travell e David Simons, que deram nome a essa técnica.

O Dry Needling usa apenas poucas agulhas em pontos específicos dos músculos chamados de “pontos de gatilho” que são "nós" em um músculo que, além da dor local, geralmente causa uma dor que se espalha para outras partes do corpo. O fisioterapeuta procura por esses nós, porque eles podem ser a principal causa das suas dores.

Os pontos de gatilhos são identificados previamente através de pontos de dor ou rigidez em um determinado músculo, ou por dores que se espalham para outras partes do corpo, ou por limitações de movimento em articulações , ou por força diminuída nos músculos, ou por formigamento nos braços e/ou pernas, que podem aparecer no nosso corpo quando realizamos, por exemplo, algum movimento repentino errado através de um acidente ou lesão esportiva, ou alguma dor crônica causa por postura errada ou LER (lesão por esforço repetitivo), ou por Sedentarismo que é ausência de movimento a longo prazo, ou por fatores psicológicos como o estresse e a depressão.

O tratamento consiste primeiramente de uma avaliação física específica efetuada pelo fisioterapeuta das suas queixas de dores musculares. Na sequência é realizado um exame local nos músculos para que se possa localizar com precisão os pontos gatilho onde serão aplicadas as agulhas para provocar o efetivo relaxamento dos músculos. O tratamento visa desativar os pontos de gatilho. Se você tiver um problema crônico, o fisioterapeuta deve tratar vários pontos da coluna, braços e pernas simultaneamente.

Em geral, não se sente a colocação da agulha. Se for encontrado o ponto gatilho correto, o músculo se contrairá rapidamente, gerando uma sensação de câimbra, mas logo em seguida o músculo se relaxa e você será capaz de se mover mais facilmente.

O alívio das dores já pode ser sentido logo na primeira sessão, porque o Dry Needling:

• Acelera o processo de recuperação;
  • Diminui a inflamação local;
  • Elimina contraturas musculares – nódulos.
  • Melhora o movimento;
  • Reduz a dor.